Pertencer… Eu tenho meditado sobre pertencer, pois parece ser algo que me foge com mais frequência do que não.
Na passagem de Mateus 15, a mulher libanesa chega a Jesus pedindo que ele cure sua filha atormentada por um demônio. A resposta de Jesus é realmente muito chocante. Ele não lhe dá atenção. Seus discípulos são os que perguntam a Jesus se Ele vai fazer algo a respeito.
Basicamente, Jesus responde dizendo que ele não veio para pessoas como ela ... chocando novamente. Eu vou utilizar de uma licença poética aqui para dizer que o que Jesus está dizendo é que ela não "pertence". Então, Ele continua dizendo que um homem dá comida para seus filhos, ele não joga comida boa para os cães... basicamente, chamando-a de cachorra. Então, ela não apenas não “pertence”, mas também é um cão… hum… chocante de novo!
Surpreendentemente, ela não desiste. Ela continua dizendo que talvez ela não pertença ou mereça seu milagre, mas até filhotes de cães pegam migalhas que caem da mesa do príncipe. Significando: “Eu posso ser uma cachorra, mas ainda posso comer do chão o que cai da mesa daqueles que “pertencem ”. Que mulher ousada!
CONFISSÕES E REFLEXÕES - Você é um Cachorro?
Há uma lição em pertencer aqui. Confesso, é muito raro quando sinto que pertenço a algum lugar. Já faz algum tempo desde a última vez em que senti como se realmente pertencesse à família, aos amigos, à igreja, à uma cultura. Esta passagem é marcante para mim primeiro pela resposta inicial de Jesus e, em seguida, por como a mulher simplesmente não desiste. Ela sabe o que Jesus pode fazer. Sabe de onde ele é (Ele é parte daqueles que “pertencem”) e ela sabe de onde ela é e ainda assim, ela persiste.
Se fosse eu, eu teria ido embora abatida com a primeira resposta de bofetada cruzada... Eu não vim para pessoas como você ... essa teria sido a minha saída, mas esta mulher tem coragem. Ela responde a Jesus, concorda com Ele, assume sua posição humilde com bom senso e equilíbrio e obtém seu milagre porque sua fé é “forte”.
O que?! Alguém mais foi pego de surpresa por isso? Eu com certeza fui e eu já li esta passagem muitas vezes! Então, isso significa que, devido à postura de seu coração, persistência na aparente resposta negativa, ela recebe a bênção que foi destinada àqueles que aparentemente “pertencem” e, assim, se junta ao grupo daqueles que verdadeiramente “pertencem”. Estas são boas notícias para qualquer um que luta contra se sentir como se estivesse de “fora”. Reconheça sua falta de pertencer, mas não viva nela nem sinta pena de si mesmo, posicione-se e mude a postura do seu coração para receber uma “promoção” porque:
Seria coerente dizer que pertencer é um trabalho interno. O sentimento de pertencimento que pode ser tão difícil de encontrar seja na família, cultura, trabalho, vizinhança ou igreja, vem de um entendimento interior de que independente de sentirmos que estamos “dentro” ou “fora”, concordar com Jesus é sempre o melhor caminho e pertencer vem como uma conseqüência de não permitirmos que influências externas determinem a nossa postura interior. O milagre ou bênção é lucro. Jesus sabe que não somos "cachorros" a questão é: nós sabemos?